sexta-feira, 2 de julho de 2010

Realidade Juvenil e Documento 85 CNBB

O primeiro tema discutido nesta ultima etapa do Passo a Passo, foi coordenado pelo Renato Munhoz que de maneira muito dinâmica, usando de audiovisual e discussão em grupo, trouxe o tema para ser construído em conjunto com todos.

O Documento 85 é resultado de ampla participação da juventude brasileira e das pessoas que acompanham a juventude no país. Fala da diversidade juvenil presente no Brasil, levando em conta a dimensão continental do país nas suas diferentes culturas.

Partindo da realidade da juventude, aponta alguns elementos do perfil jovem para indicar - à luz do magistério da Igreja - uma proposta consistente de seguimento a Jesus Cristo por meio de 8 linhas de ação. Oferece pistas de ação concretas para a inserção da juventude na igreja e transformação na sociedade.

Além disso, aponta um caminho a ser percorrido pela Igreja jovem, tendo em vista o horizonte de um "outro mundo possível”. Valorizando a riqueza da juventude como manifestação de Deus, reconhecendo que o rosto jovem é a manifestação revelada de Deus.

Divididos em grupos discutiram sobre “O que é ser jovem”. As respostas foram diversas:

“Ser Jovem é: Busca pela identidade, ter estilo próprio, ser critico. É uma caixa surpresa. É uma fase de transformação de conceitos, motivação da igreja, coragem e atitude, busca pelo espaço. É ser sonhador, indeciso, discriminador e descriminado (ser paradoxal)”.

O trabalho juvenil na Igreja deve estar atento á comunhão entre todos e esse equilíbrio precisa ser promovido com muita sensibilidade – Auto-realização.

Renato lembra o cuidado que é necessário ter com a centralidade das emoções, dentro e fora da religião. As pessoas, muitas vezes, esperam demais das coisas e do próximo, quando suas expectativas não são alcançadas caem em desespero.

Ele conclui “Enquanto jovens somos convidados da transformar a realidade cmo uma comunidade orgânica”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário