domingo, 28 de fevereiro de 2010

Abertura do Passo a Passo trata do auto-conhecimento

Para Fabíola da Cruz Richela, o auto conhecimento etapa fundamental para vivência da espiritualidade

Se conhecer e se permitir conhecer o outro. Essa foi a máxima das atividades que iniciaram o Passo a Passo nesse sábado. A abertura começou com a exibição da reportagem do Fantástico debatendo a baalização da vida a partir da desintegração de valores que preservam o ser humano. O processo de degradação de tais valores se deve, entre outros motivos, ao processo de massificação do homem.

Portanto, para repensar o processo desenvolvido pela civilização contemporânea, nada melhor que cada um reflita sobre sua postura indivudual. E se conheça. Quem confirma isso, é a estudante de psicologia Fabíola da Cruz Riechel. Fabíola realizou com os participantes do Passo a Passo dinâmicas de auto-conhecimento. Segundo a estudante, o objetivo principal das dinâmicas é “quebrar o gelo” entre os participantes.

Passo a Passo – Fabíula, qual é o objetivo dessas dinâmicas realizadas na abertura do Passo a Passo

Fabíula Riechel – Essas dinâmicas foram feitas para eles poderem entrar sem resistências sem olhar para o outro com vergonha. São muitas realidades, muitas pessoas diferentes se encontrando. Então, sempre esse “gelo” fica. Nós gostaríamos que eles participassem, falassem e não só me ouvissem. O tema que nós vamos desenvolver sobre a questão da inserção do homem na sociedade e a influencia disso na subjetividade da pessoa necessita que eles falem.

Passo a Passo – E isso também pode ser considerado uma lição pra vida deles

Fabíula Riechel – Com certeza. Uma experiência de transformação, não só aqui dentro, mas em todos os âmbitos. Em todos os espaços se a gente chegar com resistência, você não experimenta a realidade daquela outra pessoa.

Passo a Passo – E como o auto conhecimento e a experiência do outro pode influenciar na vivência da espiritualidade

Fabíula Riechel – A vivência da espiritualidade e a vivência do outro é de fundamental importância porque é através do outro que você se conhece. E eu penso que a espiritualidade ela é particular. Cada indivíduo tem a sua. Nesse mundo de hoje, capitalista, você não é um ser diferente. As propagandas querem vender em massa, portanto, elas precisam de compradores em massa. A partir da hora que você faz a experiência com o outro você entra em contato com as suas dificuldades. E aí você vai conhecendo a si mesmo e entrando em contato com Deus. Porque Deus está dentro de cada realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário