sábado, 27 de fevereiro de 2010

Passo a passo traz palestra sobre protagonismo

Pe. Iziquel Antonio Radvanskei debate quais são os rumos e motivações para a continuidade dos trabalhos nas pastorais

Com o fim das ideologias, dos conflitos de gerações e ao mesmo tempo tantas facilidades encontradas no mundo contemporâneo o jovem se sente perdido. Que rumo tomar? Qual postura assumir diante das incertezas colocadas pelo mundo? Esse foi o foco das discussões na palestra da tarde de sábado no Passo a Passo.

Um dos caminhos oferecidos a esses jovens se encontra na pastoral juvenil. Mas pensando nisso qual é o papel dos assessores e líderes dessas pastorais diante de tamanho desafio? "Por que eu trabalho como assessor de jovens e adolescentes?Por que eu aceito essa caminhada?", questionou os participantes o palestrante Padre Izequiel Antonio Radvanskei. Ele colocou que a causa fundamental para o trabalho como assessor numa pastoral deve ser o encontro do homem e da mulher com a fé e com Deus. No entanto, ele assegura que esse encontro é resultado de uma longa caminhada de descobertas.

Pe. Izequiel  colocou ainda que o desafio maior desse assessor se encontra na diversidade de interesses existentes dentro de uma pastoral ou grupo de jovens. "E aí você chega em um grupo de jovens e conhece um drogado, alguém que é ateu, ou alguém que tá ali só por causa de uma menina ou de um menino, ou alguém que tá ali porque precisa de um amigo. E você se vê diante desse grupo e tem que gerar um processo", expõe o padre.

O palestrante aponta como caminho para vivenciar esse desafio a descontrução da imagem do assessor como alguém que não erra ou já concluiu um processo de preparação. E a partir de eventos de formação vivenciar a vida cristã em busca das causas que motivam os assessores a dar andamento aos seus trabalhos."Se a Igreja não gera a necessidade de buscar valores e princípios ou criar isso nos jovens e adolescentes, será uma grande mentira o que a gente faz", alerta Pe.Iziquiel Radvanskei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário